Brest – Leverkusen: 1ª parte Leverkusen
Nossa dica: Brest - Leverkusen: 1º tempo Leverkusen 23.10.2024 18:45 Até os próprios jogadores do…
A nossa escolha: Eleições presidenciais Eslováquia – 1ª volta: vencedor Pellegrini
23.03.2024 07:00
A primeira volta das eleições presidenciais na Eslováquia começa no sábado. Dez candidatos estão a concorrer ao cargo máximo, mas praticamente oito deles não têm qualquer hipótese de passar à segunda volta. Zuzana Čaputová decidiu não defender o cargo de presidente.
A vitória geral deverá ser decidida entre a dupla Peter Pellegrini e Ivan Korčok. O antigo primeiro-ministro da Eslováquia é o favorito no papel, com o partido HLAS a apoiá-lo, bem como uma grande base de eleitores do SMER, onde trabalhou em conjunto com Róbert Fico no passado. Peter Pellegrini é, portanto, uma personalidade bem conhecida de toda a gente na Eslováquia, o que constitui uma enorme vantagem. Como personalidade, tem também um inegável carisma visual, que é parte integrante do sucesso. Na sua carreira política, tentou manter um certo tom, que o diferenciou significativamente de outros políticos eslovacos, como Kotleba, Harabín, Maťovič e Fico. O seu potencial eleitoral é, por isso, elevado, especialmente se conseguir captar os votos da maioria dos candidatos eliminados na segunda volta.
Ivan Korčok é, então, a escolha óbvia para os eleitores do núcleo duro do atual presidente, que querem orientar a Eslováquia para oeste. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros é também um político experiente, mas não é tão popular como o seu principal rival. No passado recente, desapareceu durante dois anos como diplomata nos Estados Unidos, uma linha divisória imaginária para muitos residentes, especialmente nas aldeias. Korčok tem isso em comum, até certo ponto, com Pellegrini, cuja já mencionada aliança com o atual primeiro-ministro.
Assim, os dois potenciais presidentes dividem a sociedade, o que se pode ver bem nas sondagens. Ambos podem contar com uma forte base de eleitores, apenas em diferentes faixas etárias, que também é influenciada pela educação. Na primeira volta, podia até esperar-se uma luta equilibrada, com ambos os candidatos entre os dois primeiros por cento, numa terminologia de corrida de cavalos, com Pellegrini a liderar por uma cabeça. Esta situação não se alterou após o debate presidencial de terça-feira, que foi maioritariamente moderado no seu desempenho.
Em que apostar:
Pellegrini é o maior favorito para a presidência eslovaca, graças ao seu passado político e à sua familiaridade geral, devendo obter mais votos na primeira volta, uma vez que a geração mais velha de eleitores é mais disciplinada. A principal mobilização dos eleitores de Ivan Korčok só acontecerá na segunda volta, mas mesmo assim não será suficiente.
Confiança:
6/10
Casa de apostas recomendada para esta aposta:
BETWINNER ► Aposte na Betwinner com um bónus de 100% no seu primeiro depósito! |